24/06/2012

Igaci participa do III Fórum Estadual de Educação do Campo

Coordenadora Pedagógica, Cristianlex
No período de 19 a 22/06/2012 aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso - Maceió,  o III Fórum Estadual de Educação do Campo, tendo a participação de 245 representantes dos segmentos da Educação Pública (municipal e estadual) e dos movimentos sociais do campo do estado. 

O objetivo desse evento foi fazer uma reflexão acerca do andamento da Política de Educação do Campo no Estado, a fim de que ao final fosse elaborada uma carta de compromissos para garantir a efetivação da legislação que garante a consolidação dessa política. 

No primeiro dia foi feita a abertura formal com uma mesa representada pelos diversos segmentos : FEPEC, UFAL, UNEAL, SECADI/MEC, MST, CPT, SINTEAL e FETAG, nessa mesa cada representante afirmou seu comprometimento para com o andamento das ações propostas no fórum. 

Grupo Tambores e Latas
No segundo dia houve a palestra da Professora Maria do Socorro Silva da UFCP com o tema “ A Educação do Campo no Brasil”, foi aberto debate e em seguida a segunda palestra foi do representante da SECADI/MEC Sr. José Roberto que teve a missão de apresentar o PRONACAMPO que foi lançado no último mês de março pela presidenta Dilma Rousseff. No segundo horário, o painel ficou por conta do Professor Cícero Albuquerque da UFAL com o tema “Formação do Estado, Conjuntura da Educação do Campo”, em seguida a palestra foi do Professor Raildo Vicente que representou o FEPEC abordando a Caminhada Histórica do Fórum no Estado. Ainda nesse mesmo dia, o evento foi animado pela apresentação do Grupo Cultural Tambores e Latas, da Escola Mul. Pe. Luiz Farias Torres de Igaci. 

No terceiro dia foi feita uma mesa com a apresentação de experiências sobre Educação Contextualizada no estado, sendo estas: RECASA, FETAG, UNEAL, UFAL, CPT e MST, foi aberto espaço para debate e no segundo horário os participantes foram divididos em grupos para trabalhar os 05 eixos para elaboração da carta: 

1) Formação de Professores (Luana Pommê e Gladson); 
2) Infraestrutura (Sandra Lira e Joana D´Arc); 
3) Acesso à Educação do Campo (Ana Maria e Raildo); 
4) Lugar da Educação do Campo nos Planos de Educação - Municipal, Estadual e Nacional (Sara Jane, Jeane e Milka); 
5) Currículo e Materiais Didáticos (Cristianlex e Eneide). 

No último dia (22), a carta já sistematizada pelo grupo de trabalho foi apresentada à plenária que fez suas considerações e sendo aprovada deixa para a mesa final dos representantes que se fizeram presentes no primeiro dia o compromisso da efetivação das ações propostas. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é bem vinda!
Comente, se expresse! Este espaço é seu!