Educação do Campo

A proposta de Desenvolvimento da Educação do Campo no município de Igaci (PRODECAMI), é uma proposta de educação voltada à população campesina, tendo em vista uma melhoria na qualidade do ensino e valorização dos povos do campo, numa perspectiva de desenvolvimento local sustentával. É com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN, Nº 9.394/96, em seu artigo 28, Diretrizes Operacionais da Educação Básica para as Escolas do Campo - DOEBEC; Plano Estadual de Educação, Lei Nº 6.757/2006, em seu capítulo IV; e Decreto Nacional de Nº 7.352 de 04 de novembro de 2010, que é a PRODECAMI se fundamenta, buscando fazer valer o direito de garantia de uma educação que respeita as especificidades da cultura dos povos do campo.

Desde o ano de 2005 muitas foram as ações realizadas em torno da efetivação da educação do campo no município, desde a sensibilização da comunidade à formação de educadores realizadas realizadas sempre em parceria com a Associação dos Agricultores Alternativos (AAGRA) e Rede de Educação Contextualizada do Agreste e Semiárido (RECASA).

Um avanço considerável para Alagoas nesse período foi a abertura do 1º Curso de Especialização em Educação do Campo, realizado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde 06 educadores do município de Igaci receberam esta titulação.

Para 2012, a Secretaria de Educação coordenará um grupo de estudo e formação continuada interna envolvendo 06 escolas do campo; continuará com a adequação dos PPP'S das escolas do campo, adesão ao Programa Cisternas nas Escolas e Inserção das disciplinas Técnicas Agroecológicas na parte diversificadas do currículo. Esses são alguns dos desafios que a equipe pedagógica vai enfrentar para intensificar a luta pela educação contextualizada com o campo.