FICAI

O Projeto FICAI corresponde a Ficha de Acompanhamento ao Aluno Infrequente que se auto-explica em sua denominação. Tem por objetivo minimizar a problemática da evasão escolar como um instrumento de auxílio pedagógico.

O projeto envolve em sua operacionalização, os profissionais da escola, o Conselho Tutelar, a Secretaria de Educação e o Ministério Público que juntos em ações articuladas vem trabalhando a questão do abandono escolar.

As ações do projeto parte, principalmente, da divulgação e sensibilização junto à equipe escolar , pais, alunos e comunidade geral, buscando uma relação de parceria e ajuda mútua.

Rogério Paranhos
Em 2011, ano de implantação do projeto, foi realizado um Seminário Municipal tendo a colaboração da professora Júlia Sara Accioly, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), que apresentou dados e consequências da Evasão Escolar no estado de Alagoas; e do Ministério Público com o Promotor de Justiça ,Rogério Paranhos, que falou sobre a importância da escola ter um PPP eficaz que proporcionou a inclusão de 100% dos alunos. Também falou do papel do Ministério Público no projeto como um dos parceiros. 

Todos os meses as escolas encaminham relatórios à Secretaria de Educação e muitos problemas são resolvidos a partir das iniciativas tomadas pela escola.

Para 2012, a meta é intensificar as ações de sensibilização e monitoramento do projeto para que aos poucos a comunidade seja co-parceira na luta contra a evasão escolar.