Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, tem como função principal, oferecer alimentos adequados em quantidade e qualidade para satisfazer as necessidades nutricionais do aluno no período em que ele permanecer na escola, além de contribuir com hábitos alimentares saudáveis.

A constituição afirma, em seu art. 208, incisos IV e VII, que alimentação escolar é dever do estado e um direito humano e social de todas as crianças e adolescentes que frenquentam o ensino fundamental.

O município de Igaci em relação ao PNAE, tem uma gestão centralizada, onde os recursos são repassados pelo FNDE, a prefeitura Municipal que adquire a merenda em parceria com a Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), a mesma faz a entrega nas 31 escolas, no geral, 90% da alimentação escolar é adquirida diretamente da agricultura familiar local, o restante ainda são produtos não perecíveis ou industrializados comprados fora do município.

Essa iniciativa tem gerado renda e favorecido a população local que tem sua subsistência a partir da produção da agricultura familiar e pequenos produtores.

A Secretaria de Educação realizou em 2011 duas capacitações sobre culinária regional, envolvendo aproximadamente 100 merendeiras que se apropriaram dos conhecimentos sobre o novo cardápio.

Em 2012, o município buscará o alcance da meta de 100% de aquisição dos produtos da agricultura familiar, dinamizando ainda mais a economia local, contribuindo para geração de emprego e renda.