Educação para a Paz

Descrição do Programa

  • Tendo como foco o desenvolvimento de uma cultura de Paz e não-violência nas escolas e nas Famílias, Cerca de 18 mil alunos de escolas públicas de 17 municípios do Estado já estão sendo educados para a cultura de paz. Eles fazem parte do programa “Educação Para a Paz Nas Escolas”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Promoção da Paz em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.
  • O programa, que utiliza a metodologia do professor João Roberto de Araújo, visa educar o aluno para o autoconhecimento e a convivência pacífica, trabalhando temas como bullying, respeito pelo outro com todas as diferenças, diálogo como fundamento da compreensão, entre outros. O Programa promove a formação continuada e o acompanhamento dos educadores e alunos para a inclusão regular dos conteúdos de cultura de Paz durante os 09 anos de ensino fundamental. Educar nossas crianças para lidar com suas emoções contribuirá para a construção de uma cultura de Paz.
  • Para fazer o comparativo comportamental das crianças e adolescentes que participam do Programa, existe uma avaliação, aplicada pelos professores no início e no término do ano letivo. O objetivo é observar se o aluno é agitado, tímido, violento, enfim, a personalidade dele. Durante o ano, esse aluno é trabalhado para se tornar uma pessoa com um comportamento melhor. Estimulando a amorosidade, a solidariedade, a amizade e a compreensão, que as crianças inseridas no Programa aprendem todos os dias, através de livros didáticos, seminários, trabalhos em grupo, entre outros.

SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA EDUCAÇÃO PELA PAZ NAS ESCOLAS

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo realizará em parceria com a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (SEPAZ), o Seminário de lançamento do Programa Educação pela Paz nas Escolas. O evento será aberto à comunidade em geral e tem como objetivo apresentar os princípios da inclusão da Cultura de Paz nas Escolas.

Dia 09/04/2012 das 09h às 11h30, no Club dos 30.

A presença de todos/as é de grande importância.

Secretaria Municipal de Educação de Cultura e Turismo

Seminário de Lançamento do Programa Educação para Paz nas Escolas

 09 de Abril

Aconteceu em Igaci (Clube dos 30) o Seminário de Lançamento do Programa Educação para Paz nas Escolas. O evento contou com a participação de pais, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, lideranças comunitárias e políticas do município. 

O seminário teve sua abertura com composição da mesa representada pelo Secretário de Educação do município ,Sr. Aroldo Soares Ferro; o Secretário de Administração, Sr. Josenildo Gomes de França; o Secretário de Estado de Promoção da Paz, Sr. Jardel Aderico; o representante das Associações Comunitárias de Igaci, Sr. Genézio Henrique da Silva; a representante da instituição católica Educandário Jesus Mestre, Irmã Nanci; a coordenadora pedagógica, Sr. Cristianlex Soares dos Santos; e o idealizador do Programa Educação pela Paz, Prof. João Roberto Araújo.

Dando abertura ao evento, o secretário de educação fez uso da palavra dando boas vindas a todos e todas, falando também da importância do referido programa para o município, em seguida a palavra foi facultada aos representantes da mesa e a coordenadora Cristianlex abordou a relevância do programa para potencializar os Projetos Políticos-Pedagógicos das escolas, intervindo diretamente nas problemáticas sociais. Em seguida, o secretário da SEPAZ, Sr. Jardel falou da satisfação e compromisso do estado para com a implantação da cultura de paz nas escolas. Para finalizar, o secretário de administração, Sr. Josenildo Gomes ,representando o poder executivo, acolheu aos participantes e falou da importância do acompanhamento familiar no processo educativo dos filhos, manifestando o apoio necessário para que o programa tenha êxito no município.

Desfazendo-se a mesa, o idealizador do Programa Professor João Roberto Araújo iniciou o processo de sensibilização a partir de uma reflexão emocional que abordou a questão do acolhimento ou não acolhimento da criança desde o seio materno, fator que vem influenciar a formação e o comportamento do mesmo na sociedade. Por fim, o encontro foi encerrado com os agradecimentos e considerações finais feito pela coordenadora Cristianlex, valendo ressaltar que a formação para os professores para o primeiro ano que farão a utilização do livro ficou agendada para o dia 16/04/2012.